Richard Klinger News

8

Ano III

Lançamento

Chegou a nova

Válvula de Controle Compacta KLINGER

Mais leve e fácil de instalar, ela ocupa menos espaço e consome menos ar comprimido

O mercado brasileiro já sabe que a RICHARD KLINGER oferece produtos tecnologicamente avançados, que proporcionam a redução real de custos operacionais nas áreas de geração e distribuição de vapor, ar comprimido, gases e outros fluidos industriais.

A Klinger vem fornecendo ao mercado uma válvula de controle atuada que alcançou grande sucesso devido à sua alta durabilidade e grande confiabilidade. Com milhares de unidades instaladas em diversas partes do mundo, essa válvula conquistou o reconhecimento de seus usuários devido ao desempenho superior de seu projeto, que reúne a segurança de uma válvula globo com sistema de vedação por pistão e a eficiência de um atuador com mola pneumática, isento de diafragma.

Nova Válvula de Controle Atuada Compacta: menor e mais leve, como o mercado pediu

Agora, ampliando sua linha de soluções para a indústria, a Klinger apresenta sua nova Válvula Globo de Controle Atuada Compacta. Trata-se da segunda geração de um produto já consagrado pelo mercado, que chega trazendo vantagens para as operações de controle na indústria, incluindo controle de temperatura, pressão, vazão e nível.

Atuador de última geração

Sempre alinhada às necessidades da indústria, a Klinger desenvolveu um produto de dimensões menores. Desta forma, ajudou seus clientes a reduzir tempo e custos de instalação, operação e manutenção. Isso porque a Válvula de Controle Compacta Klinger inaugura um novo conceito em válvulas de controle. Seu grande diferencial éo novo atuador KVA, surpreendentemente compacto, leve e moderno.

Totalmente produzido em alumínio injetado, este novo atuador tem peso e dimensões ultra-reduzidos, facilitando a instalação e o manuseio do conjunto, bem como o projeto da tubulação.

O consumo de ar comprimido caiu para 90% e o acionamento está mais rápido

Apesar de seu tamanho compacto (cerca de 40% menor que o atuador Klinger anterior) o novo atuador KVA manteve a vantagem que se tornou marca registrada dos atuadores Klinger: ele não utiliza diafragma, mas sim uma mola pneumática que nunca requer manutenção.

Com este atuador, a nova válvula de controle Klinger é capaz de efetuar operações de controle ou on/off em diâmetros de 1/2” até 2” polegadas, com pressões de 0 até 40 bar, atendendo praticamente todos os tipos de fl uidos. Deste modo, um único atuador pode servir para diversos tamanhos de válvulas de uma instalação industrial, racionalizando estoques.

Válvula traz o primeiro atuador compacto injetado em alumínio
do mercado

Entre as empresas que já instalaram a nova Válvula de Controle Compacta Klinger, há indústrias alimentícias, indústrias de confecção, fabricantes de máquinas e usinas sucroalcooleiras. Assim como o modelo anterior (que continua disponível para atender aplicações com diâmetros acima de 2.1/2” até 8”), a nova Válvula Compacta Klinger pode ser utilizada em líquidos, gases e vapor. Ela une as funções de controle (fluxo, pressão e temperatura) ou on/off na mesma válvula.

Dimensões surpreendentes promovem economia

Para entender melhor a inovação envolvida no projeto da Válvula Compacta Klinger, vamos comparar seu atuador com o modelo anteriormente utilizado nas aplicações com diâmetros entre 1/2” e 2”. Seu peso foi reduzido de 18 kg para aproximadamente 5 kg. A redução dimensional também impressiona: o novo atuador tem altura 30% menor e diâ metro cerca de 50% mais compacto (fator importante, principalmente para fabricantes de máquinas e equipamentos).

Graças a essas novas dimensões, o consumo de ar comprimido também ficou menor, e o acionamento do atuador ficou mais rápido. Com a nova Válvula Compacta de 2”, por exemplo, um processo pode ter redução de mais de 90% no consumo de ar comprimido.

Mas há mais vantagens. Os três tamanhos de atua dores que eram utilizados anteriormente nos diâmetros entre 1/2” e 2” foram substituídos pelo novo modelo. Isso significa que o mesmo atuador que atende uma válvula DN50 pode ser utilizado também numa válvula DN15. Além disso, instalação e manutenção fi caram bem mais rápidas – com o sistema de engate rápido, é possível montar e desmontar facilmente o conjunto. Também não é mais preciso utilizar acessórios para levantar o atuador, porque agora ele ficou bem mais leve. E a instalação do posicionador agora é feita diretamente no atuador, sem a necessidade de adaptadores ou peças de encaixe.

O atuador anterior e o novo modelo KVA: dimensões reduzidas entre 30%
e 50%


Principais benefícios da nova Válvula:

• Atuador leve e supercompacto
• Um único atuador atende diâmetros de 1/2” a 2”
• Respostas mais rápidas e menor consumo de ar comprimido
• Nível de estanqueidade Classe VI para temperaturas até 400°C
• Maior facilidade para instalação, operação e manutenção

Confiabilidade para a indústria Confiabilidade
para a indústria

Mas o mais importante é que a vedação de grafite KXGT empregada na Válvula Compacta Klinger garante ao conjunto Classe VI de estanqueidade. Este é um importante diferencial Klinger, que impede a emissão de qualquer agente químico para a atmosfera e evita que o usuário perca fluidos, principalmente os mais valiosos e/ou corrosivos.

Isso também significa maior eficiência energética, com redução das perdas de vapor, e menos desperdício com a redução no consumo de combustíveis como gás natural e óleo BPF usados na caldeira. A tecnologia soft dos anéis grafitados garante 100% de estanqueidade porque seu contato não é metal-metal, mas sim metal-grafite.

Outra vantagem da Válvula Compacta Klinger é que suas lanternas são especialmente dimensionadas para cada aplicação, com o objetivo de controlar o coeficiente de vazão de acordo com cada processo.

No novo produto, também merece destaque o sistema de conexão rápida, que permite separar válvula e atuador. Portanto, é possível fazer a manutenção dos dois componentes (válvula e atuador), separadamente. Nas válvulas convencionais, dependendo da pressão de trabalho, existe a necessidade de abertura do atuador e a troca das molas, enquanto que a Válvula Compacta Klinger funciona bem de 0 a 40 bar, dispensando a troca de molas.

Com corpo montado com materiais de alta durabilidade (aço carbono ou aço inox), a Válvula de Controle Compacta Klinger já está disponível para integrar projetos de novas linhas ou para substituir outras válvulas que chegaram ao final de sua vida útil.

Este é mais um produto com os padrões Klinger – alta qualidade e alta durabilidade, além da já mencionada Classe VI de estanqueidade. Conheça esta solução que vai contribuir para o aumento da performance em seus processos produtivos e para a redução no consumo de ar comprimido.

Mais sobre a Válvula Compacta:
fone (11) 4596-9514
e-mail: rkvendas@klinger.com.br

Sustentabilidade

A Válvula Compacta Klinger segue alinhada ao novo conceito de prevenção de perdas e redução das emissões de poluentes na atmosfera.

Richard Klinger Indústria e Comércio Ltda.

Tel. +55 (11) 4596-9514

Fax +55 (11) 4595-7730 / 4596-9546

e-mail: rkvendas@rklinger.com.br